Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

por fi publicado 16/05/2020 10h44, última modificação 16/05/2020 10h44
Vereador Takássio Dias fala sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças.

Sobre esse tema o Presidente da Câmara Municipal de Figueirópolis, Vereador Takássio Dias (PSC), afirma que esta é uma data simbólica, que marca a luta, mas todos os outros dias devem ser de combate à exploração sexual infantil. “Há um desmonte dos direitos humanos no país, e das políticas sociais, da segurança alimentar, da saúde, da educação, já que todos estão interligados”, observa o parlamentar.

Segundo Takássio Dias, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que na América Latina e Caribe a cada hora 228 crianças são abusadas, e que mais da metade possuem entre 0 e 5 anos de idade.

Do total das crianças, 45,5% são negras e mais de 69% dos abusos ocorrem dentro da família. Nesse sentido, é importante orientar as crianças desde a primeira infância. “Há a necessidade de recursos para campanhas, de programas que articulem os trabalhos baseados em análises de pesquisas atuais”, afirma.

Por fim, Takássio Dias, argumenta que a prevenção à exploração também é um tópico muito importante. “Fatores de risco precisam ser conhecidos para se trabalhar com prevenção. É preciso mudar a concepção dos fatores que levam à exploração nos espaços de proteção, e com a qual se enxergam as situações e não achar normal”, finalizou o parlamentar